Círculo dourado (Golden Circle) e a construção do Projeto de vida dos alunos

Você conhece o Círculo de ouro ou círculo dourado de Simon Sinek?

Certamente os administradores ou entusiastas da administração e do marketing conhecem ou, no mínimo, já ouviram falar.

Simon Sinek escreveu um livro muito empolgante chamado “Starts With Why” (no Brasil: “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”). Na obra o autor esclarece que o segredo do sucesso está no “Por quê!”. A melhor explicação sobre o círculo de ouro é do próprio Simon Sinek, por isso, assista a explanação dele no TED de setembro de 2009: Clique aqui!

Simon Sinek, TED talk, set. 2009.

Estudando mais profundamente os textos sobre projeto de vida do Prof. José Moran, percebi as possibilidades de utilizar esta ferramenta em muitas áreas do planejamento das aulas, dos planos de ensino e, acredite, até do projeto de dissertação da seleção do mestrado (e deu super certo!).

Posteriormente, a professora Emily Fidelix publicou no seu Instagram @seligaprof a seguinte imagem que impulsionou o uso do Círculo dourado com os meus alunos, mas com a proposta de trabalhar a temática do Projeto de Vida.

Ideia da prof. Emily Fidelix baseada no círculo dourado.

Aproveitando a atividade do Laboratório de práticas de Metodologias ativas do Curso de Tecnologias Digitais e Metodologias ativas do PEin, utilizei com os meus alunos a seguinte proposta em outubro de 2019:

002 - Circulos de ouro - planejamento2

Instrumento inspirado na proposta da prof. Emily Fidelix, adaptado para utilizar com os meus alunos e baseado no Círculo de Ouro de Simon Sinek.

Eis o desenvolvimento da atividade:

PLANO DE AULA

Centro Universitário Luterano de Santarém – CEULS ULBRA

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Professora: Narelly Tavares Rodrigues e Melo

Disciplina: Seminário I: Formação Docente

TEMA: Projeto de vida e prospecção da carreira pedagógica.

OBJETIVOS:

GERAL: Desenvolver reflexões e atividades ativas, participativas e criativas sobre o projeto de vida e carreira pedagógica para realinhar as conjecturas da formação pedagógica.

ESPECÍFICOS:

-Compreender o projeto de vida discente para a prospecção da carreira pedagógica;

-Construir o Círculo de ouro

-Realizar a socialização das produções com os alunos.

METODOLOGIA

A atividade se dará em 3 aulas, sendo:

1ª aula: Apresentação do Instrumento Círculo de Ouro baseado na obra de Smon Sinek e exercícios práticos para compreensão dos conceitos.

2ª aula: Produção dos círculos de ouro dos alunos, cuja temática é “Carreira Pedagógica”.

3ª aula: Socialização dos instrumentos preenchidos pelos alunos em rodas de conversas de grupos maiores e do grupo com a toda a turma.

Orientações: Assim como o autor Simon Sinek explica, devemos começar pelo “Por quê?” para ter uma visão clara do que nos motiva a prosseguir. Portanto, os alunos deverão começar a planejar a sua própria carreira, seguindo o instrumento oferecido, pensando primeiramente sobre “o por quê” fazer isso é importante. Em seguida deverão explicar “Como” irão realizar, apresentando atividades práticas e palpáveis. E, finalmente, o “O quê?”, explicando quais as habilidades e competências eles irão desenvolver ou querem desenvolver.

RECURSOS:

– Alunos, alunas e professora;

-Instrumento impresso, lápis e canetas.

AVALIAÇÃO:

A atividade será avaliada a partir da participação nas atividades, nas rodas de conversa e na produção do material.

Esta atividade ainda fará parte do portfólio do aluno para a disciplina.

Os comentários dos alunos no momento da realização da atividade e das rodas de conversa foram diversos, relatando desde a dificuldade em pensar na própria vida e em planejá-la de maneira mais organizada e visual, até em perceber as possibilidades da carreira acadêmica, o que realmente desejam com o curso que escolheram e quais os caminhos percorrer para alcançar o tão desejado sucesso profissional.

Uma amostra da produção de duas alunas*:

PhotoGrid_1574908090518_1

Círculo dourado das alunas

 

Muitos extrapolaram os limites do planejamento da vida profissional, por exemplo, e testaram realizar a atividade em outras áreas da vida para ter uma visão clara sobre os caminhos que poderia trilhar para realizar os seus planos. Teve uma aluna, por exemplo, que colocou no seu círculo de ouro o planejamento do seu casamento, considerando principalmente o por quê de casar, isso foi inusitado para mim, como docente, e revelador pra ela, como principal interessada neste planejamento de vida.

O interessante da temática Projeto de vida é que ela está em muitos discursos de metodologias ativas, BNCC e práticas inovadoras. Trata-se de uma proposta de personalização e protagonismo discente no processo de ensino-aprendizagem.

Alunos que constroem o seu projeto de vida se sentem valorizados pelas suas escolas e educadores possuem mais ânimo e motivação para aprender, para interagir e participar das aulas, é como um pré-requisito para ter nas nossas escolas alunos mais engajados.

* Imagens cedidas pelas alunas Cássia Lena Carvalho e Chan Lin de Jesus.

REFERÊNCIAS

FIDELIX, Emily. 3 Perguntas básicas para se fazer ao planejar e que os alunos deverão conhecer. Disponível:<https://www.instagram.com/p/B0frIali3xC/?utm_source=ig_web_copy_link&gt;. Acesso em 27 nov 2019.

MORAN. José Manuel. A importância de construir projetos de vida. Disponível em:<http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/10/vida.pdf&gt;. Acesso em 27 nov 2019.

SINEK, Simon. E-BOOK Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir. São Paulo: Sextante, 2018.

______________. Como grandes líderes inspiram a ação. Disponível em:<https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt-br&gt;. Acesso em 27 nov 2019.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s